PRINCIPAL

Dia sem aula evita tragédia na vila Pará

Há tempo que a escola necessitava de reformas, mas só era feito pinturas e troca de lâmpadas

Falta de reforma provoca desabamento de cobertura da escola municipal na Vila Pará, o prédio onde funcionavam aulas do município desabou quinta-feira, 12/05, às 13h30min, destruindo telhado, paredes e moveis.  As imagens mostram o desabamento que segundo informações teria provocado uma grande tragédia se naquele dia tivesse havido aula. No local funcionava, no horário do desabamento, uma sala de aula com crianças e adolescente do 4º e 5º ano, já no horário matutino freqüentavam as crianças da educação infantil ao 3º ano. A participação dos professores em um planejamento na escola de vila RN foi o motivo de não haver aula naquele dia. 

As últimas informações dão conta de que há tempo que os funcionários reclamavam das rachaduras nas paredes da escola. A professora, Socorro Medeiros, 37, que lecionava no prédio que desmoronou lamenta muito as escolas do município se encontrar nestas condições, e informou que a direção da escola está providenciando um local provisório para o funcionamento das aulas. A comunidade ta procurando evitar que as crianças sejam conduzidas para outra vila. Francisca Célia da Silva, 42, é mãe de José Ialíson, 9,  que estudava no local da tragédia, diz está agradecida a Deus por seu filho está bem, segundo ela a escola há tempo necessitava de reformas, mas só era feito pinturas e troca de lâmpadas. “É uma falta de respeito com o ser humano, permitir que um local onde freqüentem crianças desabe desta forma.”

 

 

De Serra do Mel para o Brasil: Artista potiguar se apresenta no programa da Eliane

A apresentadora Eliana  do SBT para fazer famílias ainda mais felizes. Semanalmente, leva informação, diversão e alegria aos telespectadores, que se surpreendem com as novidades da atração e se emocionam com quadros já consagrados. E um deles é o "Famosos da internet" por isso convidou diretamente da Serra do Mel, o artista, ator e humorista Francisco Bezerra para se apresentar no dia 22 de maio (domingo) e mostrar todo o seu talento e versatilidade em seu programa, depois que ele ficou famoso na internet com seus vídeos engraçados. O programa vai ao ar a partir das 15:00 hs. O personagem, interpretado pelo ator, e humorista Francisco Bezerra, mostra todo o seu talento e versatilidade ao fazer uma micagem da cantora Beyonce, vídeo postado no YouTube com mais de um milhão de acesso,  onde acaba levando um choque, em seguida volta com o “ataque das abelhas, o retorno”. Esses e outros vídeos é sucesso no YouTube. Além desses personagens Francisco, faz sucesso como Dona Edite já conhecida por muita gente e agora faz sucesso com uma de suas personagens na TV Mossoró, chamada Hilda Dela Sierra no Programa Sábado Mix, 11 horas da manhã.

 

 

JANELA AMBIENTAL: MANOEL LOURENÇO

Os efeitos do inverno na produção agrícola de Serra do Mel

Quem conhece um pouco da história de Serra do Mel, sabe o quanto esse município é diferenciado dos demais municípios do Brasil. Serra do Mel é um município eminentemente agrícola.Aqui, cultiva-se, nada mais nada menos, que 30 mil hectares de cajueiro de sequeiro, que depende, antes de qualquer coisa, de uma precipitação pluviométrica, no mínimo de 800 mm anuais, para conferir uma produção razoável. Nos anos de invernos regulares, com precipitações acima dos 1.000 mm, estima-se uma produção da ordem de 15 mil toneladas de castanha. Serra do mel já experimentou invernos, como o de 1993, que choveu apenas 105,2 mm, agravando sobremaneira a economia do município que produziu uma quantidade ínfima de quilos de castanha de caju, feijão e melancia, como em outros anos, com pluviosidades abaixo de 500 mm: 1.978, 1.979, 1.983, 1.990, 1.998, 1.999 e 2.010. Mas, pôde, também, usufruir de invernos acima de 1.000 mm, com ênfase para 1985, com 1.747 mm, o maior inverno registrado no município, tendo-se como referencia o ano de 1978 até 2010. Tivemos, também, outros anos com precipitações entre 600 e 800 mm, como produções abaixo da média.

Tivemos, em 2010, um dos anos mais secos de nossa história, apenas 365 mm, em média. Lembramos que por ser o município muito extenso, e a precipitação que a EMATER do município divulga, prende-se a que é contabilizada no pluviômetro instalado na vila Rio Grande do Norte, é comum a existência de diferenças consideráveis, pois, como exemplo, podemos citar a vila Pará que registrou nesse mesmo período, menos da metade da pluviosidade média do município: 159 mm.

Para 2011, São Pedro está sendo generoso com o município. Apesar de oficialmente, ainda só contabilizarmos, até hoje, 771 mm, já temos vilas como a própria Pará que padeceu ano passado com a menor precipitação do município, e, esse ano, já choveu por lá, mais de 1.000mm.  A continuar assim, é esperada uma precipitação média, para o município, de mais de 1.000 mm, o que nos deixa bastante esperançosos para uma safra satisfatória de castanha de caju, feijão e melancia. Isso, evidentemente, está fortemente condicionado à ausência de pragas e doenças, que, até o momento não estão dando sinais de comprometimento.