Fazenda Esperança - Paulo Cesar Ambrósio

21/05/2011 21:52

 

Quem tem esperança vive diferente

“Quando a droga é tirada de um jovem é preciso dar algo que seja muito mais forte, dar mais além, dar-lhes uma vida nova e esse é o trabalho da Fazenda da Esperança. Dar aos jovens uma vida que parte da compreensão do que é o amor!

Um ano para limpar o ser! Nos primeiros meses, o maior contato com a natureza, no trabalho com a enxada, a foice e os animais. O momento de irrigar as pequenas mudas, durante meses, para que não morra e venha complementar a mesa de refeições. Os jardins das casas onde moram, como também da Fazenda em geral, são bem cuidados para que se sintam bem e em harmonia com a natureza. Orientados a manterem limpos onde vivem, pois muitos chegaram da rua e já perderam esse senso.

Nesse primeiro período, a nova vida proposta se mostra inteiramente contrária à que levavam na sociedade, e se não se entregam por inteiro, dificilmente superarão as dificuldades da abstinência, saudades e outros tantos motivos que os perturbarão durante o ano de recuperação.

A missão da Fazenda da Esperança de dar uma nova vida não é tão simples, pois muitas vezes o jovem que deseja recuperação passou vários anos de sua vida, muitos até mais da metade de sua existência, consumindo drogas, roubando, sofrendo e praticando violência. E agora, em apenas um ano, exatamente 12 meses, a comunidade terapêutica assume a responsabilidade de dar uma vida que substitua a droga por amor, unidade, tolerância, convivência e esperança.

Parece impossível cumprir essa meta! Mas, em cada Fazenda, há pessoas que deixaram tudo: família, empregos, casa e tantas outras vantagens, para doar sua vida integralmente para aqueles que buscam mudar suas realidades.

Uma realidade que não deixa de ser de cada um, pois na vida em sociedade, tudo é responsabilidade de todos, tanto os positivos, quanto os negativos.

O resultado disso é a mudança da existência de um jovem, que outrora se encontrava morto, e na Fazenda da Esperança, em apenas um ano, tem uma vida nova.”

Assim descreve o jornalista Mauricio Araújo, sobre o trabalho realizado na Fazenda da Esperança. Dentro desse carisma surgiu há oito anos, em Serra do Mel, uma das mais de 70 Fazendas da Esperança, espalhadas no Brasil e também pelo mundo. Na Fazenda da Esperança Dom Bosco – Serra do Mel – RN, os jovens recebem também essa proposta para uma vida nova, baseada no trabalho, na convivência e na espiritualidade. Pontos esses que explicaremos com maiores detalhes nas próximas edições de O Serrano.

Conheçam agora o que diz Félix (37 anos) um dos jovens que vive atualmente conosco na Fazenda em Serra do Mel: “...estou na fazenda há três meses e para minha surpresa está sendo algo maravilhoso, pois estou tendo esse reencontro com Deus, onde no mundo que eu vivia foi retirado por meio das drogas, a fazenda como estrutura nos apresenta Deus, como caminho, verdade e vida; e faz de nós novos cristãos”.